A ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL SOPHIA SCHWEDLER, através das pesquisas do Senhor Roberto Luiz Scharf, foi criada no ano de 1880. O registro mais antigo que a escola possui é de um mapa de faltas, datado de 1º de fevereiro de 1.899, como Escola Particular do Mato Preto do distrito de Serra Alta e assinada pelo professor Chryssanto Gonçalves de França. Um outro registro de matrícula provisória datada de 1929 como Escola Mixta de Mato Preto.
O que se sabe é que os próprios moradores dessa localidade é que construiram a escola, onde um pai ou mãe responsabilizava-se na alfabetização dos alunos, mais tarde, um vendaval acabou destruíndo parte da escola , por consequência muitos documentos se perderam. Sabe-se também que num período foi uma escola Estadual, onde mudou diversas vezes de nome e em 1994 foi municipalizada desde então mantém o seu o nome atual
Hoje contamos com 373 alunos matriculados de 1º ao 9º ano, Possui 34 profissionais compreendidos entre docentes , administrativo e de apoio.
Professora SOPHIA SCHWEDLER
Filha de João e Eva Hosmanski, Sophia Hosmanski nasceu no dia 18 de abril de 1926, em Rio Vermelho, São Bento do Sul. Iniciou os estudos aos sete anos de idade, e desde criança seu maior sonho era se tornar uma professora.
Na época, frequentar escola era muito dificil, havia poucas escolas e a distância era um grande impecilho. A solução para continuar os estudos foi morar com sua irmã Antonia Hosmanski que já era casada e não tinha filhos. O seu cunhado era mestre de obras da estrada de ferro o que fazia mudar-se muito de cidades, portanto Sophia estudou em escolas de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra e São Francisco do Sul. Recebeu seu primeiro Certificado do curso complementar em Mafra em 30 de novembro de 1942.
Quando retornou à São Bento do Sul, na localidade do Rio Natal, foi convocada a dar sua primeira aula na Escola de Bompland em 11 de março de 1943, então com 16 anos de idade.
Fixou residência na Estrada D. Francisca, no km 80. Lá casou com Ervino Schwedler no dia 15 de outubro de 1949, passando a assinar como Sophia Schwedler, teve dois filhos. Em 1946 no dia 06 de abril , foi transferida para a Escola Mista km 80, em São Bento do Sul. E em 06 de julho de 1956 iniciou seus trabalhos em nossa Escola na época com o nome de Escola Isolada Estadual de Mato Preto, exercendo suas funcões até o final de 1976. Atuou também nos Colégios Estaduais : Orestes Guimarães, São Bento, Frederico Fendrich, Celso Ramos Filho e na Escola Girassol(APAE).
Retornou a Escola Isolada km 80 como regente de classe, onde trabalhou até à véspera da sua morte em 03 de maio de 1986.
Todos os esforços e dificuldades foram reconhecidos, logo após a sua morte, foi merecidamente homenageada como a patrona de nossa escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário