quinta-feira, 22 de junho de 2017

Valores Familiares

            No dia 21 de junho de 2017 a Drª Maria da Conceição Lourenço Azedo ministrou na Unidade Escolar referente "Valores Familiares".


       Justiça, igualdade, tolerância… São palavras que cada dia mais se escutam no nosso cotidiano.   A “Educação nos Valores” já está presente no curriculum escolar, mas isso não é suficiente. E, na prática, esquecemos frequentemente que palavras tão grandiosas como “Empatia” ou “Respeito” se traduzem em premissas tão singelas como “não atirar papéis para o chão”, “ceder o assento a quem mais o necessite” ou “abrir a porta a quem vai carregado”. 

       Nunca devemos esquecer que o lar é o autêntico formador de pessoas. As crianças aprendem continuamente através dos seus pais, não só o que estes lhes contam, mas também, sobretudo, pelo que vêem neles, como atuam, como respondem perante os problemas. Em definitivo, as crianças observam e copiam o proceder dos seus pais perante a vida. A autêntica educação nos valores transmite-se, passa dos pais para os seus filhos desde o dia do nascimento até ao final da vida. Não obstante, tem uma importância relevante durante os primeiros anos. Até aos seis ou sete anos de idade as crianças possuem uma moral denominada “heterônima”, ou seja, a sua motivação para fazer as coisas de uma maneira ou de outra é corresponder ao que o papá e a mamã desejariam: o que dizem os pais são “verdades absolutas”. Conforme crescem vão compreendendo melhor por que é importante atuar de certa forma e não de outras, mas seguem, sempre, guiando-se pelo que vêem em casa, especialmente até aos doze anos. 

       É na família que damos os primeiros passos e do mesmo modo recebemos as primeiras noções de valores morais, formamos nosso caráter e desenvolvemos nossa personalidade como indivíduo singular que somos.




terça-feira, 20 de junho de 2017

Dia de Integração

A EBM Sophia Schwedler realizou no último dia  10/06/17, o Dia de Integração: Educação Ambiental e Sustentabilidade,  no horário 9h às 11h, com a seguinte programação:
 
      Caminhada ecológica.

  Troca de mudas por: lixo reciclável, óleo de cozinha, latinha ou agasalho em bom estado.

         Exposição de animais taxidermizados da  Policia Militar Ambiental e a participação da aluna Juliana Schlogl da EBM Emílio Engel, integrante do Programa Protetores Ambientais.

 

 

             Explanação do SAMAE referente as etapas tratamento da água e consumo diário da população. 
  
      Entrega de mudas de árvores nativas (chal-chal, louro da serra e pitanga) doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Horto Municipal.
              Parceria: Polícia Militar Ambiental, Samae, Ceteol (Projeto Se Liga), Secretaria Municipal Meio Ambiente e Horto Municipal.


quarta-feira, 14 de junho de 2017

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)



         Estudantes do ensino básico de todo o país,realizaram no último dia 06 de junho,  a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em sua 13ª edição, o evento conta com 18,2 milhões de inscritos e 53.230 instituições de ensino participantes, abrangendo 99,6% dos municípios brasileiros. Pela primeira vez, escolas particulares participam da prova, com um total de 4.472 de inscritos destas instituições.

          Cada escola inscrita na OBMEP vai aplicar e corrigir as provas, que contarão com 20 questões de múltipla escolha e terão 2h30 de duração. As provas se diferenciam em três níveis de dificuldade, que variam com o grau de escolaridade dos estudantes.
No nível 1, competem alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. O nível 2, intermediário, é para os estudantes do 8º e 9º ano da mesma fase, e o nível 3, mais avançado, é para quem estiver cursando qualquer etapa do Ensino Médio. A segunda fase, com questões discursivas, está marcada para 16 de setembro. 


Aprovados para 2ª Fase da  OBMEP da EBM Sophia Schwedler:

Nível 1
Laiza Rocha dos Santos – 7º ano 02
Erick Felipe Hoffmann – 6º ano 01
Eduarda Yohany Fernandes – 7º ano 02
Elcio Kurlapski Junior – 7º ano 02

Nível 2
Kemelyn Iargas – 8º ano 01
Jaqueline Veiga Alexandre – 8º ano 01
Leonardo de Oliveira – 9º ano 01
Maisa Eduarda Neidert  – 9º ano 01

sexta-feira, 26 de maio de 2017

DIA DE INTEGRAÇÃO

Convite



A EBM Sophia Schwedler convida sua família para participar do Dia de Integração: Educação Ambiental e Sustentabilidade, no dia 10/06/17,  no horário 9h às 11h, com a seguinte programação:
Caminhada ecológica, troca-troca de livros, troca de mudas por: lixo reciclável, óleo de cozinha, latinha ou agasalho em bom estado.



Haverá exposição de animais taxidermizados da Polícia Militar Ambiental.
Parceria: Polícia Militar Ambiental, Samae, Ceteol (Projeto Se Liga), Secretaria Municipal Meio Ambiente e Horto Municipal.

Contamos com a sua presença!

Equipe Diretiva

Parada pedagógica

Parada pedagógica na EBM Sophia Schwedler, no último dia 24/05/17.




Momento agradável que proporcionou reflexões sobre a educação: palestra com Missionário Diego Probst, sugestões de leitura, apresentação das finalistas da oratória, projetos e plano de ação.



"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."
 Paulo Freire

Sugestão de literatura:


terça-feira, 16 de maio de 2017

OBMEP 2017

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos no Brasil. Atualmente, esta em sua 13º edição e com mais de 19,5 milhões de participantes, é a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

O que é?

O seu objetivo principal é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. 

Quem pode e como participar?

Todos os alunos inscritos em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras podem participar da OBMEP. A inscrição é feita somente pelas escolas, que indicam quantos alunos irão participar da 1ª Fase da olimpíada. A inscrição não pode ser feita pelo próprio aluno.

Níveis de participação da OBMEP:

Os alunos que participam da OBMEP são divididos em três níveis:
• Nível 1 – estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
• Nível 2 – estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
• Nível 3 – estudantes do Ensino Médio

Fases:

A OBMEP é dividida em duas fases.
1ª Fase: Aplicação da prova objetiva, de 20 questões, em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.
2ª Fase: Prova discursiva contendo entre seis e oito questões, aplicada em centros de aplicação indicados pela OBMEP. Participam dessa Fase apenas os 5% dos alunos em cada Nível que obtiveram melhor pontuação na 1ª Fase.

Concurso de Oratória nas Escolas

       
O Programa “Concurso Oratória nas Escolas” desenvolvido pela JCI Brasilnas cidades onde está inserida, destinado aos educandos das escolas do ensino fundamental (6º e 9º anos) e consiste no estímulo ao estudo e reflexão dos jovens, assim como a mobilização da sociedade, sobre temas de preocupação mundial, tais como promoção da saúde, igualdade de gênero, respeito, autonomia, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente, educação, segurança, entre outros.

      Proporciona aos educandos a oportunidade de aplicar e aperfeiçoar ainda mais a sua capacidade de comunicação, valorizando a arte milenar da oratória, discutir temas de relevância e treinar novas lideranças.
        A cada ano, um educando é escolhido no concurso interno nas escolas, realizado internamente em cada estabelecimento de ensino, sob a responsabilidade das escolas participantes e condução pela JCI da cidade. Da disputa interna é escolhido um representante da escola para participar da etapa seguinte.
         Neste ano letivo, a finalista da EBM Sophia Schwedler é a educanda Maisa Eduarda Neidert  do 9º ano 01. No dia 01/06/17 ocorre a fase municipal, onde  participação dos representantes de cada escola participante do projeto e será organizada pela JCI de São Bento do Sul, desta disputa será escolhido um representante da localidade para concorrer a etapa regional.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

DIA DA COZINHEIRA

 0 Dia da Cozinheira é comemorado anualmente no Brasil em 10 de Maio. 
A data celebra o dia da profissional que se dedica a preparar refeições deliciosas! Com técnica e dedicação, os cozinheiros são responsáveis por fazer maravilhas gastronômicas na cozinha.
Parabéns a D. Neca e a D. Vitória!
"Porque quem cozinha com amor nunca perde o tempero nem esquece o sabor"
 (Paulo Elias Soares).

segunda-feira, 8 de maio de 2017

DIA DE INTEGRAÇÃO







Convite: DIA DE INTEGRAÇÃO



A EBM Sophia Schwedler convida sua família para participar do Dia de Integração: “Dia Estadual da Família na Escola”, no dia 13/05/17, nas dependências da quadra esportiva da Escola, no horário 8h às 11h.

Haverá entrega de boletins, apresentações alusivas ao dia das mães, oficinas em parceria com FIESC e Movimento Santa Catarina pela Educação, sessão de beleza para as mulheres e feirinha de livros literários em parceria com a Livraria Edisel.

Contamos com a sua presença!

Equipe Diretiva